Reimaginar a Escrita Académica

«Reimaginar a Escrita Académica» é uma série de seminários on-line organizados pelo MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades (https://matlitlab.uc.pt/), do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os encontros buscam dar visibilidade e incentivar o debate sobre a escrita académica. Para Aurélien Bénel e Christophe Lejeune (2009), “a subjetividade não implica falta de rigor científico; é uma garantia do mesmo” (Humanities 2.0: documents, interpretation and intersubjectivity in the digital age). Deste modo, os palestrantes são convidados a pensar a objetividade e a subjetividade da escrita e sobre a diversidade dos processos de produção do conhecimento no campo das Humanidades.

A proposta lança algumas questões que, apesar de não encerrarem as possibilidades de reflexão, oferecem um caminho aos palestrantes e participantes: É inevitável a presença da subjetividade na produção de conhecimento? Como a influência dos contextos pessoais, culturais e institucionais afetam a produção de textos académicos? Quais são as implicações pedagógicas da abordagem subjetiva na escrita acadêmica? É possível falar de uma poética da escrita académica? Quais são as possibilidades criativas para reinventar a escrita académica e quais são os eventuais benefícios disso? Qual é o espaço da criatividade na escrita quando a normalização é essencial para a aceitação dos textos em revistas e instituições?

1. Seminário “Reimaginar a Escrita Académica”, com Camila Rezende (24 de set.)

2. Seminário “Reimaginar a Escrita Académica”, com Carolina Zuppo Abed (22 de out.)

3. Seminário “Reimaginar a Escrita Académica”, com Ana Sabino (26 de nov.)

4. Seminário “Reimaginar a Escrita Académica”, com Leonardo Villa-Forte (17 de dez.)

Diego Giménez

Thales Estefani

Elena Soressi

Dates
24 de setembro, 22 de outubro, 26 de novembro, 17 de dezembro

Design dos cartazes
Thales Estefani

Organização
Thales Estefani, Elena Soressi, Diego Giménez

Duration
2024

Tags: Ana Sabino Camila Rezende Leonardo Villa-Forte Reimaginar a Escrita Académica