Murais e Literatura: Criação Digital em Contexto Educativo

Na sequência do projeto “Inanimate Alice: Tradução de Literatura Digital em Contexto Educativo”, realizado no âmbito do grupo “Mediação Digital e Materialidades da Literatura”, do Centro de Literatura Portuguesa, pretende-se desenvolver um trabalho criativo infantil em ambiente digital. Para tal, partindo do exemplo do livro impresso História do Capuchinho Vermelho Contada a Crianças e Nem por Isso, escrito por Manuel António Pina, inspirado por pinturas de Paula Rego, serão criados três textos literários baseados nos murais (1958) do pintor Costa Pinheiro (1932-2015) que foram encomendados para três salas do jardim infantil do Instituto Maternal Bissaya Barreto, em Coimbra.(*)

A animação das imagens a partir destas pinturas será desenvolvida com três níveis de leitura em mente, em função de três faixas etárias: um álbum digital, para os 4 anos; um poema generativo com base na literatura tradicional oral portuguesa, para os 6 anos; e uma narrativa interativa, para os 11. Apesar de as imagens se adequarem sobretudo a idades mais precoces, é possível construir uma história adaptada a alunos do 2.º ciclo, à semelhança, por exemplo, de A menina do mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Tratando-se de um trabalho colaborativo, constituiu-se uma equipa de seis elementos, com competências diferenciadas, com o objetivo de criar o design gráfico e a programação, compor os três textos e preparar a sua didatização.

(*) Presentemente cedido à ANIP (Associação Nacional de Intervenção Precoce), na Rua Augusta (Maternidade Bissaya Barreto) 3000-061.

Fresco de Costa Pinheiro, Jardim de Infância da ANIP, nas instalações da Maternidade Dr. Bissaya Barreto, Coimbra, 1958.

Coordenadora
Ana Maria Machado

Equipa
Ana Albuquerque e Aguilar, Júlia Zuza, Luís Lucas Pereira (DEI – Universidade de Coimbra), Thales Estefani