MATLIT Handbook: Manual de Materialidades da Literatura

O Projeto MatLit Handbook é uma iniciativa do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e do Grupo de Investigação “Mediação Digital e Materialidades da Literatura” do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra. O seu objetivo é disponibilizar, através de uma plataforma digital de acesso livre e em formato bilingue (português e inglês), um núcleo de artigos/verbetes sobre conceitos operatórios e categorias teóricas relevantes para a análise de formas, práticas e processos literários a partir da perspetiva das materialidades de inscrição e comunicação. A elaboração dos artigos/verbetes estará a cargo de estudantes, professores e investigadores ligados ao Programa, mas poderá ser solicitada colaboração externa especializada sobre determinados temas.

A plataforma digital será constituída por um repositório dos artigos elaborados, e integrará também ferramentas de pesquisa e análise da informação. Para aumentar a visibilidade junto de potenciais utilizadores e a sustentabilidade do projeto a largo prazo, será concebida uma base de dados dinâmica, sujeita a revisões, integração de comentários e novas atualizações sempre que os autores desejem melhorar a versão inicial dos respetivos textos. Na fase experimental de desenvolvimento, os verbetes serão desenvolvidos de forma colaborativa usando uma plataforma wiki, de acesso reservado aos membros do grupo.

Pretende-se que daqui resulte, no final, um instrumento de trabalho pedagógico, de fácil navegação e disponível para um largo público com formação linguística e cultural diversa, mas que obedeça a critérios de elevada exigência científica. A tradição de constituição do “Handbook” para certas matérias ou áreas científicas está fortemente enraizada no tecido cultural e académico anglo-americano (The Oxford Handbooks; The Routledge Handbooks and Companions, p. ex.), mas é relativamente pouco comum noutros contextos como o português ou até de língua portuguesa numa perspetiva transnacional, pelo que o eventual sucesso do projeto contribuirá para projetar a imagem pública do Programa, das suas atividades e da qualidade da formação académica ministrada.

Paulo Silva Pereira

2019 –

Categorias: Base de Conhecimento
Tags: disseminação materialidades da literatura