Escrever, escavar, escutar, esculpir.

Esta publicação coletiva do MATLIT LAB reúne os textos apresentados originalmente num ciclo de nove oficinas em linha realizado semanalmente entre 3 de março e 5 de maio de 2021. Concebidos como testemunhos e reflexões sobre o processo de escrita de uma tese de doutoramento, os textos situam esse processo de um modo simultaneamente teórico e autoetnográfico. Ao decomporem a pergunta “como se escreve uma tese de doutoramento” num conjunto delimitado de perguntas circunscritas, os ensaios tornam-se demonstrações da sua metodologia de retroação entre escrita e pensamento. Trata-se de tentar descrever modos de negociar as múltiplas dimensões do ato de escrita na investigação avançada a partir de uma aproximação à escrita como forma particular de trabalho corporal, mental e cultural. Enquanto projeto colaborativo, Escrever, escavar, escutar, esculpir evidencia quer a natureza social da investigação, quer a possibilidade de transformarmos os nossos modelos e práticas de produção e validação de conhecimento.
Autores: Ana Marques, Ana Rita Sousa, Ana Sabino, Bruno Ministro, Daniela Côrtes Maduro, Diego Giménez, Diogo Marques, Fábio Waki, Manaíra Aires Athayde, Manuel Portela, Nuno Miguel Neves, Patrícia Reina, Priscila Monteiro, Raquel Gonçalves, Sofia Escourido, Tiago Santos.
Publicação financiada por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00759/2020.
Coimbra: MATLIT LAB, 2025.