Grupo de Investigação sobre Marcação Textual e Edição

O Grupo de Investigação sobre Marcação Textual e Edição (GIMTE) é um grupo de estudo sobre marcação, codificação e edição de textos literários. A iniciativa surgiu no contexto da disciplina de “Introdução às Humandiades Digitais” da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e está inscrita no Matlit Lab: Laboratório de Humanidades, criado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura. Os objetivos do GIMTE são promover o estudo da codificação e da edição.


A codificação de texto é a adição de códigos ao texto para tornar possível que um computador processe esse texto. Os códigos que se adicionarem ao texto descreverão algum aspecto do texto: ou adicionando informações como autor, local de publicação, tipo de papel, (metadados) e outras propriedades textuais (riscados, substituições, etc.).


O grupo concebe-se como um espaço de estudo para pensar e praticar questões relacionadas com a codificação e a edição de textos. Pretende-se, por um lado, aprofundar nos tipos de marcação para textos de prosa, poesia e teatro mediante a prática com exercícios de codificação. Por outro lado, quer-se pensar e problematizar os processos de edição textual.

Participação em eventos:

Marques, Ana Carolina e Andreia Cazac. (2024) “Aprender a codificar manuscritos de Fernando Pessoa com a norma XML-TEI”, nas IV Jornadas de Iniciação à Investigação Científica da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no dia 06/06/2024.

Diego Giménez

Datas
Reuniões quinzenais no MatlitLab

Coordenação
Diego Giménez

Membros
Ana Carolina França Marques, Andreia Bianca Cazac.

Organização
MATLIT LAB

Local
Sala do Matlit Lab, no Colégio de São Jerónimo

Categorias: Cursos Humanidades Digitais Livros
Tags: Codificação Edição