Caminhos da Literatura no MATLIT LAB: Um Laboratório de Humanidades

No próximo dia 6 de março de 2019, pelas 10h00, na Sala do Centro de Literatura Portuguesa (7º piso) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é inaugurada a exposição “Caminhos da Literatura no MATLIT LAB: Um Laboratório de Humanidades”. A exposição tem a curadoria de Francisco Silveira, Nuno Meireles, Patrícia Reina, Pedro Sá Valentim e Thales Estefani. Além de uma seleção de criações literárias produzidas no âmbito do Programa, a exposição inclui uma série de poemas-cartazes do poeta Augusto de Campos (átrio da FLUC, 4º piso) e uma performance de Nuno Meireles (CLP, 6 de março, 12h e 17h). Esta mostra assinala a entrada em funcionamento do MATLIT LAB e estará patente entre as 10h e as 18h nos dias 6, 7 e 8 de março de 2019. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa no âmbito da 21ª Semana Cultural da UC.

A exposição mostra os caminhos literários que estão a ser explorados no Doutoramento em Materialidades da Literatura. Entre os indicadores do atual contexto de redefinição digital das humanidades contam-se: materialidades do som, da voz, da performance, da imagem, do livro, da escrita, e ainda as próprias materialidades digitais de práticas e formas literárias contemporâneas.

Da esquerda para a direita: Manuel Portela (Coordenador do Doutoramento em Materialidades da Literatura), Cláudia Cavadas (Vice-reitora para a investigação), José Pedro Paiva (Diretor da Faculdade de Letras). Inauguração da exposição, 6 de março de 2019.
“Caminhos da Literatura no MATLIT LAB”. Vão das escadas, 6 de março de 2019.
“Caminhos da Literatura no MATLIT LAB”. 4º piso, 6 de março de 2019.
“Caminhos da Literatura no MATLIT LAB”. Centro de Literatura Portuguesa, 8 de março de 2019.

6-8 de março de 2019

Curadores
Francisco Silveira, Nuno Meireles, Patrícia Reina, Pedro Sá Valentim, Thales Estefani

Organização