Grupo de Investigação sobre Marcação Textual e Edição
O Grupo de Investigação sobre Marcação Textual e Edição (GIMTE) é um grupo de estudo sobre marcação, codificação e edição de textos literários. A iniciativa surgiu no contexto da disciplina de “Introdução às Humandiades Digitais” da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e está inscrita no Matlit Lab: Laboratório de Humanidades, criado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura. Os objetivos do GIMTE são promover o estudo da codificação e da edição.
A codificação de texto é a adição de códigos ao texto para tornar possível que um computador processe esse texto. Os códigos que se adicionarem ao texto descreverão algum aspecto do texto: ou adicionando informações como autor, local de publicação, tipo de papel, (metadados) e outras propriedades textuais (riscados, substituições, etc.).
O grupo concebe-se como um espaço de estudo para pensar e praticar questões relacionadas com a codificação e a edição de textos. Pretende-se, por um lado, aprofundar nos tipos de marcação para textos de prosa, poesia e teatro mediante a prática com exercícios de codificação. Por outro lado, quer-se pensar e problematizar os processos de edição textual.
Participação em eventos:
Marques, Ana Carolina e Andreia Cazac. (2024) “Aprender a codificar manuscritos de Fernando Pessoa com a norma XML-TEI”, nas IV Jornadas de Iniciação à Investigação Científica da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no dia 06/06/2024.