Oficinas Criativas: Livro do Desassossego

As oficinas criativas online são encontros ministrados pelo projeto Fragmentos em Prática para a leitura e a apropriação dinâmica dos fragmentos do Livro do Desassossego, assim como a criação colaborativa de edições virtuais temáticas e a escrita de novos textos poéticos, por meio da utilização do Arquivo LdoD. Os encontros são abertos a público diverso: leitores assíduos, fãs de Fernando Pessoa, a comunidade acadêmica (com a participação de estudantes e professores), artistas, produtores, escritores e curiosos. Neste outubro as nossas sessões encontram a Cátedra Agostinho da Silva e o projeto Desassossego Digital Brasília. Participe!

As sessões criativas fazem parte dos projetos Fragmentos em Prática e Operation Room, filiados no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP-UC), no programa doutoral Materialidades da Literatura (MatLit), programa com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e no MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades. A Cátedra Agostinho da Silva e o projeto Desassossego Digital (Instagram #desassossegobrasilia) estão ligados à Faculdade de Letras da Universidade de Brasília.

PARA PARTICIPAÇÃO NAS TRÊS OFICINAS FAÇA A SUA INSCRIÇÃO POR EMAIL: fragmentos.em.pratica@gmail.com

Oficina 1: Introdução online ao Arquivo LdoD

21 de outubro de 2020, quarta-feira – 16:00h hora de Brasília/ 20:00h hora de Lisboa (duração: 120 minutos)

A primeira sessão apresenta as principais funcionalidades do Arquivo LdoD por meio dos dez vídeo-tutoriais explicativos do projeto Fragmentos em Prática. Essa introdução vídeo-guiada tem 120 minutos de duração e é acompanhada do grupo de moderação online para tirar dúvidas, experimentar conjuntamente as ferramentas, descobrir novos textos.

Para participar da nossa sala de trabalhos acesse: https://meet.google.com/kge-vtus-vxc.

Oficina 2: Sarau online no Arquivo LdoD

28 de outubro de 2020, quarta-feira – 16:00h hora de Brasília/ 20:00h hora de Lisboa (duração: 120 minuto)

A segunda sessão terá como tema, no esteio do nosso atual estado de introspecção e de recolhimento perante a pandemia global, o lugar de movimento, encontro e produção poética promovida pelo “logar” do Desassossego. Vamos criar conjuntamente uma edição virtual que será remodelada colaborativamente pelos participantes, por meio das ferramentas de pesquisa, leitura, seleção e anotação dos fragmentos no Arquivo LdoD.

Oficina 3: Oficina online LdoD Remix

04 de novembro de 2020, Quarta-feira – 16:00h hora de Brasília/ 20:00h hora de Lisboa (duração: 120 minutos)

A terceira sessão é uma parceria entre os projetos Fragmentos em Prática e Operation Room e tem como tema a criação de gifs-poemas do Desassossego por meio da leitura, anotação e remistura dos fragmentos do Arquivo LdoD. Além da funcionalidade da edição virtual, serão utilizados aplicativos de tratamento de imagem, ilustração e composição videográfica de uso aberto, assim como editores textuais ou outra qualquer ferramenta de manipulação digital à escolha dos participantes.

Operation Room é um projeto para desenvolver um grupo/comunidade online com o objetivo comum de criar poesia digital baseada nos processos de apropriação e remix (remistura). Os membros desta comunidade partilham, usam e reutilizam o conteúdo partilhado por todos (texto, áudio, imagem, vídeo, código) para criar poesia digital. Para participar, registe-se na aplicação Trello e aceite o convite através desta ligação: https://trello.com/b/urllx8xi/operation-room-digital-poetry

Essas sessões têm o apoio institucional da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC); Centro de Literatura Portuguesa (CLP); Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades; Arquivo LdoD: Arquivo Digital do Livro do Desassossego; Universidade de Brasília (UNB); Cátedra Agostinho da Silva; Desassossego Brasília.

Formadores

Cecília Magalhães

É doutoranda no programa Materialidades da Literatura na Universidade de Coimbra (MatLit/FLUC-UC), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/COS) e designer (Belas Artes/SP). Tem experiência acadêmica e profissional voltadas para o ensino, para a  investigação e para o desenvolvimento de projetos elaborados por meio do manejo criativo de diferentes linguagens em contexto intermedia. Atualmente desenvolve o projeto Fragmentos em Prática, com enfoque nas práticas de leitura e de produção criativa no Arquivo LdoD, plataforma dinâmica organizada em torno da escrita e da edição do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.

Liliana Vasques

É doutoranda do Programa de Doutoramento Materialidades da Literatura  (MatLit/FLUC-UC) e Mestre em Educação Artística (FBA-UL). Desenvolve a sua investigação em torno dos processos de apropriação textual e remistura na criação de poesia digital. Faz poesia experimental em vários suportes mediais.

Augusto Rodrigues da Silva Junior

Éprofessor associado de Literatura Brasileira na Universidade de Brasília (UnB). Coordenador da Cátedra Agostinho da Silva (Letras/UnB). Atualmente realiza Pós-doutorado em Literatura na Universidade de São Paulo (2020/2021) com projeto ligado à Teoria da Geopoesia. Realizou Pós-Doutorado em Literatura Luso-Brasileira pela Universidade do Minho (Portugal, 2014-2015). Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), cursou graduação e mestrado em Literatura na Universidade Federal de Goiás. É Diretor de Literatura Afro-Brasileira do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Dentre seus livros de poesia destacam-se: Niemar (Goiânia, 2008); Onde as ruas não têm nome (Brasília, 2010), Do livro de Carne (Brasília, 2011); Poemas da rua do fogo (Brasília, 2019).

21 e 28 de outubro e 4 de novembro de 2020

Coordenadores
Cecília Magalhães, Liliana Vasques, Augusto Rodrigues da Silva Junior

MATLIT LAB, Projeto Fragmentos em Prática